Afrodisiacos naturais
Impotência Sexual - remédios caseiros
Comentário do Prof. Dr. Paulo Fonseca - Sexólogo
É uma condição que todos nós já sentimos, pelo menos uma vez na vida. Mas aqui trata-se de Impotência Sexual.
Interessante é que, sem que se o diga expressamente, já todos o perceberam e assumiram como um problema dos homens… Esse é um factor que agrava estas situações.
Refiro-me ao Preconceito Social, às “convenções” que padronizam as exigências de “performance” dos homens (e sobretudo dos candidatos a homens, os jovens), estigmatizando as falhas.
70% dos casos de impotência devem-se a problemas ou condicionantes de ordem física e 30% se devem a factores psicológicos.
Curiosamente, quando se tem em conta as faixas etárias, observa-se que a relação 70% - 30% se inverte completamente no caso dos jovens. Nestes, só cerca de 30% ou menos dos que “falham” é devido a problemas físicos e mais de 70% dos que “falham” é devido a problemas psicológicos; à interiorização dos tais preconceitos, ao medo de falhar…
Preconceito que tantos problemas causa…!
Desta mesma “família”, temos também as situações devidas a problemas decorrentes da convivência social, ou profissional, e dos relacionamentos inter-pessoais.
A maioria dos problemas físicos que provocam impotência são adquiridos pelo desgaste da vida e são originados por medicamentos.
Há ainda os que são devidos ao excessivo sedentarismo (ou à excessiva obsessão do culturismo e da adrenalina); e ainda há os que são provocados pelos maus hábitos alimentares ou vícios.
Os medicamentos que, comprovadamente, estão na origem de muitos destes casos são:
- medicamentos para hipertensão (referem-se especificamente os que contêm espironolactona e os diuréticos, estes últimos por baixarem muito os sais minerais reduzindo a capacidade física);
- medicamentos anti-depressivos e ansiolíticos (é referida a fenotiazina e os beta-bloqueadores);
- medicamentos para problemas gastro-intestinais (cinetidina);
- medicamentos para alergias;
- tratamentos dos problemas da próstata…;
- problemas de diabetes e colesterol alto, etc.
Temos ainda as situações provocadas pelos vícios: de fumar, de beber demais, de comer mal (comer só, e em grande quantidade, coisas que fazem mal), toxicodependências, obsessão pela adrenalina (que pode dificultar a produção de testosterona).
Para se perceber o quanto estas situações podem ser frequentes e a grande quantidade delas que não têm qualquer importância (se o próprio não lha der, agravando), faço notar que algumas se devem a problemas que provocam instabilidade emocional, normalmente tratada com anti-depressivos e ansiolíticos, e que estes fazem parte dos medicamentos “culpados”; isto é: que provocam impotência. Portanto, em casos de stresse, ansiedade ou instabilidade emocional, mesmo que devida a problemas sociais, dê uns passeios que curam mais depressa e não provocam impotência, bem pelo contrário: ajudam a tratar.
Também há uma infinidade de casos provocados pelos diuréticos…
Pois é! Mas uma grande parte dos anti inflamatórios, que se usam até para tratar uma gripe vulgar, uma distenção muscular e por aí fora, são diuréticos e têm probabilidade de provocar alguma situação pontual destas.
Se o próprio não ligar importância, não interiorizar complexos e preconceitos tolos, a crise passa rapidinho e não deixa sequelas; se não, pode ser “pior a emenda do que o soneto”, porque passa a “problema psicológico”, a trauma (os tais que não são a “nossa especialidade”).
Portanto, qualquer que seja o seu problema de saúde, explore bem as possibilidades de tratamentos naturais, antes de se “enfrascar” em medicamentos que tratam um problema e provocam dois.
A cavalinha (equisetum arvense), por exemplo, é um bom diurético e também é remineralizante (repõe os sais minerais). Há outras plantas com essas características.
Desfaça-se dos vícios que, a longo prazo, lhe destroem a saúde e causam sequelas também desta natureza.
Aprenda a comer e a cuidar da sua saúde por essa via. O bem-estar físico é duma importância vital nesse tipo de coisas.
Desfaça-se do sedentarismo, inclusive no que respeita a actividades intelectuais e de socialização
Eis uma lista, resumidíssima, de plantas que podem ser usadas para recuperar a auto-confiança e não só. Use doses reduzidas, cujos efeitos demoram mais mas são mais eficazes e evitam as contra-indicações:
Hipericão, Damiana, Alecrim, Guaraná, Ginseng, Manjericão, Pau de Cabinda… ou escolha um solução mais prática e segura e informe-se sobre o suplemento afrodisiaco ideal para si. Precisa de ajuda?
Saiba mais sobre:
Quais as causas da impotencia?